O Grupo de Capoeira Quilombola Arte é Cultura


Grupo de Capoeira Angola Quilombola Arte é Cultura

Desde 2010, o Quilombola participa do projeto Vem pra Roda Você Também, do projeto Vivência de Arte da Pró-reitoria Estudantil – Proest da Universidade Federal de Alagoas- UFAL.

O  Quilombola é coordenado pelo Mestre Tunico – Antonio Pereira Lima, baiano de Santo Amaro da Purificação, radicado em Alagoas há  24 anos. A idade do Grupo, que passou alguns anos filiado ao Grupo de Capoeira Angola Palmares, coordenado por Mestre Nô-  Norival Moreira de Oliveira., voltado a ser Quilombola em 2004. Mestre Tunico continua filiado ao seu primeiro e único mestre, embora tenha se desfiliado da Palmares.

O Quilombola trabalha com Maculelê, Samba Duro, Samba de Roda, Puxada de Rede e Dança do Congada. Mestre Tunico  desenvolve trabalhos em comunidades em situação de vulnerabilidade social e há dez anos participa do Projeto de Extensão Ações Afirmativas através da Capoeira, sediado no Laboratório da Cidade e do Contemporâneo – LAAC, coordenado pela professora Rachel Rocha de Almeida, do Instituto de Ciências Sociais – ICS da Universidade Federal de Alagoas – UFAL.

O grupo não utiliza cordel na suas graduações, mas adotou uma simbologia animal, baseada no totemismo dsde 2006.
Mestre Tunico é também o coordenador geral do Conselho Estadual de Mestres de Capoeira de Alagoas – CEMCAL.

Contato com Mestre Tunico:
82 8859 8572
           mestretunico@hotmail.com